Downgrade para 3.1.2 para iPhone 3Gs

Como sabem nos iPhone’s 3Gs, qualquer actualização feita tem de ser comunicada ao servidor da Apple, de maneira a esta tentar evitar o Jailbreak dos aparelhos. Com o lançamento do firmware 3.1.3 a Apple parou a certificação de todos os firmwares anteriores a este, tornando impossível o restauro para a versão 3.1.2. São precisos 3 ficheiros para um possível restauro: IBSS, IBEC e ECID…nenhum deles é desconhecido a quem já fez o Jailbreak a um iPhone 3Gs.

O Saurik criou, logo na primeira página do Cydia, uma ferramenta que permite guardar a chave ECID de cada firmware. Isto permite que aquando um restauro do iPhone…o iTunes procure a ECID não nos servidores da Apple mas no servidor do Saurik.

Existem neste momento 3 situações quanto ao iPhone 3Gs:

  • Quem tem o iPhone 3Gs com o firmware 3.1.2 e salvou o ECID pode voltar a qualquer altura a restaurar o firmware e a fazer Jailbreak.
  • Quem tem o iPhone 3Gs com o firmware 3.1.2 e não salvou o ECID, pode actualizar para o 3.1.3, fazer o Jailbreak com o Sn0wbreeze, mas nunca poderá voltar para o 3.1.2.
  • Quem passou já para a versão 3.1.3 sem ter o ECID salvo no Cydia, não pode voltar para 3.1.2 porque foi actualizada a baseband.

O presente Guia de Downgrade serve apenas para o iPhone 3Gs. Todos os outros basta terem o firmware antigo no Pc e no iTunes carregar em Shift + Restaurar e na janela que abre escolher o firmware que desejar…neste caso o 3.1.2.

1 – O primeiro passo é encontrar um arquivo chamado “hosts” que gerencia as conexões para os servidores.

Se estão com o Windows ir a C: \ Windows \ system32 \ drivers \ etc \ e usar um editor de texto para abrir o arquivo “hosts”

Se for MAC clique no ícone do Finder, no menu superior e, em seguida, selecione a opção “Go> Go to Folder”. Será aberta uma pequena janela na qual irá escrever “/ etc /”. Depois de clicar em Enviar você abrir a pasta e você encontrará o arquivo “hosts” e abra-o no Editor de Texto.

2 – Agora basta copiar a sequência 74.208.105.171 gs.apple.com e colar no final do arquivo Hosts como está na imagem.

3 – Agora precisam de colocar o iPhone em modo DFU.

4 – O iPhone deve aparecer com a tela toda preta e não com o cabo a pedir para ligar ao iTunes.

5 – No iTunes clicar no Butão Shift (Windows) Alt (MAC) e restore no iTunes. Na janela que se abre escolha o firmware 3.1.2.

6 – Durante o processo podem ocorrer vários erros se o erro 3002 for um deles não há nada a fazer. O downgrade para a versão 3.1.2 pode nunca acontecer.

7 – A quem acontecer o erro de que o iPhone não pode ser restaurado ou erro 1015 aceite a mensagem. Executem um novo restaurar tal como acabaram de fazer: DFU mode (tela toda preta) e selccionar o firmware 3.0 e esperar.

O processo vai falhar outra vez com a mesma menssagem de erro. Não se preocupem que é normal.

8 – Agora…para sair do modo de recuperação tem de utilizar o iRecovery (Windows e Mac). Aprendam a usá-lo antes de usarem. Pelo que percebi não é difícil mas o Google ajuda.

Em MAC: Extrair o arquivo para o computador e iniciar o Terminal e digitar cada uma das seguintes sequências de cada vez e carregar ENTER.

cd desktop
./iRecovery.exe -s 
setenv auto-boot true
saveenv
/exit

Reinicie o iPhone com Butão Home + Power ao mesmo tempo durante 7 seg e pronto..têm o firmware 3.0 e devem agora seguir este tutorial!

Em Windows: Extrair o arquivo para o computador e iniciar a consola de comandos e digitar cada uma das seguintes sequências de cada vez e carregar ENTER.

cd desktop
./iRecovery.exe -s 
setenv auto-boot true
saveenv
/exit

Reinicie o iPhone com Butão Home + Power ao mesmo tempo durante 7 seg e pronto..têm o firmware 3.0 e devem agora seguir este tutorial!

Have an opinion? Leave a comment:

Name *
Mail *
Website